Read more »
Por isso, para fazer a escolha certa, é preciso analisar as opções e decidir o que é melhor para você e sua família.
Para te ajudar nessa tarefa, preparei uma lista com os principais modelos de sofá para você descobrir qual é o perfeito para sua realidade.
Quais os principais tipos de sofá?
Os principais tipos de sofá são os mais buscados pelas consumidoras para compor a decoração de suas salas.
Entre esses modelos mais procurados nas lojas, com certeza, teremos algum que combina com o estilo da sua casa. Confira:
1. Sofá modular
O sofá modular é o estilo perfeito para você que busca uma decoração mais moderna.
Composto de módulos, esse estofado pode ser montado de diferentes formas. Essa liberdade permite que você possa mudar a configuração da sua sala de estar sempre que quiser.
Em salas de estar grandes, o sofá modular permite diferentes possibilidades de organização do espaço. Já em salas pequenas, os módulos auxiliam no melhor aproveitamento do espaço.
A maior parte dos sofás modulares contém linhas simples e um design minimalistas. É muito comum encontrar estofados com ou sem braços, de acordo com o seu gosto.
2. Sofá de canto
O sofá de canto é um modelo feito especialmente para ocupar um espaço que fica ao longo de duas paredes da sala.
Assim como o sofá modular, ele é ótimo para salas de estar grandes e também para casas com família numerosa, pois permite acomodar muitas pessoas.
Porém também existem modelos de sofá de canto pequenos, alguns feitos sob medida, outros não, que ajudam a aproveitar cada centímetro de salas menores, seja em apartamentos ou kitnets.
3. Sofá Chesterfield
Este clássico foi criado no século XIX na Inglaterra.
A principal técnica utilizada na estrutura inconfundível deste estofado é o capitonê, que forma um padrão de quadrados com a fixação de botões ao longo do encosto do móvel.
Originalmente revestido com couro, hoje em dia esse tipo de sofá pode ser encontrado em diversos tecidos: desde veludo, jacquard e até suede.
Combina super bem com diversos estilos de decoração: desde o clássico até o moderno, escandinavo ou estilo industrial.
4. Sofá retrátil
Sem dúvidas, esse é um dos modelos mais buscados atualmente, o sofá retrátil é sinônimo de conforto e praticidade.
A principal vantagem desse modelo de estofado é que o assento pode ser aberto e o encosto reclinável, proporcionando espaço para que as pessoas possam se deitar para ver televisão.
Depois, basta fechar novamente o assento e retornar o encosto para a posição normal, liberando espaço para circulação de pessoas.
Disponível em diferentes tamanhos, ele é útil tanto para quem mora em uma casa espaçosa quanto para quem vive em apartamento.
5. Sofá de madeira
Um dos modelos mais tradicionais da decoração de interiores, o sofá com estrutura de madeira pode conter almofadas soltas ou não.
A parte em madeira pode ser grande e trabalhada no estilo colonial, mas também pode ser mais moderna com design simples.
Combina muito bem com decoração rústica, boho, retrô ou colonial.
6. Sofá sem braço
O sofá sem braço pode ser uma boa opção para quem deseja ganhar espaço.
Com design simples e sem muitos detalhes, fica bem em decorações modernas, minimalistas e industriais.
É muito comum utilizar um pequeno móvel na lateral do sofá sem braço para equilibrar a composição e dar algum espaço de apoio para quem se senta.
Porém também é possível aproveitar esse espaço para circulação de pessoas ou outros objetivos.
7. Sofá-cama
O sofá-cama é um estilo de estofado prático, pois pode ser utilizado da mesma forma que o sofá retrátil ou também para acomodar visitas.
Costuma ser bem compacto no tamanho e está disponível em modelos com ou sem braços.
A combinação com a decoração vai depender muito do modelo escolhido, mas as opções disponíveis no mercado são tão variadas que podem compor diferentes estilos de decoração de interiores.
8. Sofá retrô
O sofá retrô geralmente possui algum detalhe que remete a um design mais antigo, porém o aspecto geral do móvel é moderno e elegante.
Entre os detalhes retrôs mais vistos nos sofás, estão os pés de madeira estilo palito. Outro acabamento muito comum é o botonê ou capitonê, que remetem ao sofá Chesterfield.
Além disso, existem outros estilos de sofá retrô com um formato mais ousado.
Como escolher o modelo ideal de sofá?
A primeira coisa que você precisa avaliar ao escolher seu sofá é se ele atende às suas necessidades e da sua família.
Se você tem família grande ou costuma reunir muitas pessoas em sua casa para eventos e festas, é mais indicado escolher um sofá modular, de canto ou outro modelo que ofereça assentos o suficiente.
Agora, se sua família é pequena, mas passa bastante tempo vendo televisão na sala de estar, uma boa escolha seria um sofá retrátil ou sofá-cama.
Na sua casa, as pessoas assistem à televisão em seus quartos? Então vocês podem ter um sofá mais simples e pequeno.
Espaços muito limitados pedem um estofado compacto, como o modular ou sofá sem braço. Já os espaços maiores podem contar com um jogo de sofá de 2 e 3 lugares com poltronas.
Veja também: Conheça 7 modelos mais vendidos de capa de sofá 3 e 2 lugares
Ao considerar um modelo por causa do estilo da decoração, procure levar em conta a funcionalidade.
Outro detalhe essencial: o tipo de tecido do revestimento. Tecidos nobres, como camurça original, couro legítimo ou veludo tradicional podem ser mais difíceis de cuidar.
Tecidos sintéticos são mais fáceis de limpar e conservar, além de terem uma durabilidade considerável, principalmente, se a qualidade for superior.
Nesse caso, o mais comum hoje no mercado é o suede, que tem acabamento fosco e macio. O couro sintético também é bastante utilizado, embora não seja tão confortável e “escorregue” no dia a dia. Além disso, não é muito indicado para quem tem pets.
Entre os tecidos mais leves, temos o jacquard, que apresenta bastante resistência e durabilidade, além da facilidade de cuidado e limpeza.
Capa para sofá para diferentes tipos
Falando em praticidade, se você quer renovar e proteger seu sofá com economia, a capa de sofá pode ser uma ótima opção.
Disponível em diversos modelos, que servem bem para diferentes tipos de sofá, essas capas vão ajudar você a mudar o visual da sua sala de estar com muita facilidade.
Além de ser uma opção muito mais econômica do que comprar um sofá novo, a capa ajuda muito na manutenção da limpeza. Afinal, ela protege o tecido da sujeira, e quando você quiser é só colocar na máquina de lavar.
Confira alguns modelos mais procurados na internet:
Essa capa para sofá em elastex creme possui uma cor suave, toque macio e trama flexível.
O tecido elastex tem 5% de elastano em sua composição, isso faz com que ele fique bem coladinho e se adapte ao formato do sofá. Para ajudar no ajuste, a capa vem com um kit de espumas fixadoras.
Esse outro modelo pode ser utilizado em sofás modulares, de canto ou com chaise.
Além de possuir um tecido elástico importado, ele também é impermeável e blinda o estofado de qualquer líquido.
- Veja também
Agora, se você busca um tecido mais encorpado, com maior quantidade de elastano na trama (8%), essa capa de spandex é uma ótima alternativa.
fonte: https://blog.charmedodetalhe.com/8-tipos-de-sofa-entenda-as-diferencas-e-saiba-como-escolher-o-seu/?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjw2a6wBhCVARIsABPeH1tUHyKcQR8Crkk2BzQyWXhSvVYSaHqhm_24RhRyhtdKC4a5LqfnEsAaAhB4EALw_wcB
0 Reviews